Ferramentas que todo desenvolvedor .NET deve conhecer

O .NET é uma plataforma de desenvolvimento completa e altamente produtiva, porém no mercado sempre existirá ferramentas e plugins para nos ajudar e melhorar ainda mais a experiência no desenvolvimento de softwares.

Neste artigo apresento as principais ferramentas e dicas para manter sua codificação organizada, bem como os links de onde você pode baixar e obter mais informações sobre seus recursos e funcionalidades.

Como sempre, colabore se achar que algo está faltando. Estamos sempre em busca de novas ferramentas que ajudam na produtividade do desenvolvedor.

Notepad++

Notepad++ oferece suporte à sintaxe de uma grande variedade de linguagens de programação e há um grande ecossistema em torno da criação de plugins. Algumas das ações clássicas são de manter o estado de um arquivo que foi aberto mesmo depois de fechar e comparar modificações entre vários outros arquivos.

Resharper

ReSharper é uma extensão de produtividade do Visual Studio. Os benefícios para o desenvolvedor são: refatoração de forma simples, code snippets, tomada de decisão em cima de modelo aprimorados, análise de código, detecção de erros fornecendo alternativas para as correções, simplificação das alterações de código e uma navegação rápida com vários atalhos predefinidos.

dotPeek

O dotPeek é um descompilador de dll’s, útil para depurar códigos e assemblies de terceiros. Com ele, é possível examinar problemas que ocorrem em componentes, mesmo sem ter acesso direto ao seu código-fonte.

Azure Data Studio

O Azure Data Studio oferece uma experiência moderna com IntelliSense, code snippets, integração de controle do código fonte e um terminal de fácil utilização. Ele é projetado pensando no desenvolvedor e usuário da plataforma de dados. Funciona parecido com o VS Code, possibilitando a instalação de plugins para se conectar com diversos tipos de base de dados.

Cmder

Cmder é um prompt de comandos evoluído, com uma aparência moderna e de simples administração, ele é uma ótima escolha para quem utiliza muito o git por linha de comando.

SonarLint

SonarLint é uma extensão do Visual Studio que identifica e ajuda a corrigir problemas de qualidade e segurança enquanto você codifica. Como um corretor ortográfico, ele destaca as falhas e fornece feedback em tempo real, com orientação de correção clara para fornecer um código limpo.

Postman

Postman é a melhor aplicação de teste para executar solicitações HTTP com suporte para todos os tipos de autenticação. Com ele é possível documentar os endpoints, automatizar as todas as requisições e até criar planos de testes de estresse.

K6

k6 é uma ferramenta de teste de carga centrada no desenvolvedor, criada para tornar o teste de desempenho uma experiência produtiva e agradável. Ele é capaz de detectar a regressão de desempenho e problemas, permitindo construir aplicativos resilientes e escaláveis.

Perfview

PerfView é uma ferramenta de análise de desempenho que ajuda a isolar problemas relacionados à CPU e memória. Também possui suporte para análise de dados coletados e com uma uma série de recursos especiais para investigar problemas de desempenho no código .NET.

Fiddler

O Fiddler é utilizado para verificar a solicitação e a resposta em diversos canais de comunicação. É muito útil quando não há depuração por meio do Visual Studio e para analisar chamadas ao WCF, API’s e aplicações frontend.

Opserver

Opserver monitora aplicações de forma independente, bem como oferece suporte à extração de dados com uma visualização em relação à utilização da CPU, memória, rede e estatísticas de hardware.

JSONView

JSONView é uma extensão do Google Chrome utilizada para validar e analisar arquivos JSON de forma simples.

Sites úteis

Finalizando

Essas ferramentas são indispensáveis se você deseja se livrar das tarefas monótonas e otimizar seu desempenho. A única coisa que você precisa ter em mente é que toda ferramenta de apoio à programação .NET que você utiliza deve incentivá-lo a concluir as tarefas de negócios no tempo determinado.

E lembre-se, nenhuma ferramenta pode substituir o talento de um bom desenvolvedor .NET, que coloca suas melhores habilidades para escrever um código otimizado desde o início.

Para mais detalhes e colaboração com indicação de ferramentas, acesse meu GitHub: https://github.com/hgmauri/references-for-dotnet-developers

Deixe uma resposta