O .NET 8 está previsto para ser lançado em novembro de 2023, mas já podemos testar alguns dos seus recursos e novidades na versão preview.
Um dos destaques do .NET 8 é o suporte automatizado para aplicações nativas na nuvem, ou cloud-native. Isso significa que o .NET 8 facilita ainda mais na criação de aplicações que podem ser executadas em contêineres, como Docker e Kubernetes, e que se integram com facilidade nos serviços de nuvem, como Azure e AWS.
O .NET 8 também traz muitas melhorias de desempenho, confiabilidade e segurança da informação. Algumas dessas melhorias incluem:
- Um novo modo de coleta de lixo (GC) que reduz o uso de memória e faz pausas para alocações de pilha de objeto grande (LOH).
- Um novo recurso gerador de fonte que permite a geração de código em tempo de compilação e reduz a sobrecarga de tempo de execução.
- Um novo recurso que remove o código não utilizado dos assemblies e reduz o tamanho da aplicação.
- Uma nova ferramenta de diagnóstico que fornece uma visão abrangente do desempenho, memória, threads, exceções e eventos da aplicação.
- Um novo recurso de segurança que permite a criptografia e descriptografia automática de arquivos appsettings.json.
- Melhorias e performance no System.Text.Json
- Melhorias e performance no .NET MAUI
- Melhorias e performance no Blazor
- Melhorias e performance no C# 12
- Melhorias e performance no Output Caching
- Melhorias com o debugging
Desde desempenho aprimorado e desenvolvimento Web simplificado, até inovações em Blazor e .NET MAUI, o .NET 8 promete elevar sua experiência de desenvolvimento a novos patamares, sempre com o foco na redução do consumo de memória e no aumento da velocidade de execução das aplicações.
Testando
Para testar as novas funcionalidade do .NET 8 é necessário instalar a última versão do framework:
Em seguida abra seu Visual Studio 2022 em Tools => Manage Preview Features e selecione a opção Use previews of the .NET SDK e reinicie seu Visual Studio.
Na sequência, crie um projeto ASP.NET Core Web API e selecione o framework .NET 8.0:
Finalizando
Essas são apenas algumas das novidades do .NET 8, mas há muito mais para explorar. Se você quer saber mais sobre o .NET 8 e testar os seus recursos em primeira mão, você pode baixar as versões prévias no site oficial do .NET.